Curiosidades sobre a Festa Junina

Entenda a História e Conheça as Lendas dos Festejos que Agitam o Brasil em Junho (e Julho Também!)

Quando pensamos em festa junina, logo imaginamos as quadrilhas, as barraquinhas com comidas deliciosas e os fogos de artifício. Porém, poucos conhecem as histórias por trás desses festejos. Quem foi Santo Antônio? De qual país herdamos a dança típica de São João? Listamos curiosidades sobre a festa Junina para você curtir a folia bem informado.

Festa Junina x Festa de São João

Muitas pessoas chamam os festejos de São João porque o auge das festividades é no dia 24 de junho, aniversário de São João Batista, o santo festeiro. A data coincide com o solstício de verão no hemisfério norte (inverno na América do Sul), quando antigos povos celebravam as colheitas e afastavam os demônios da esterilidade com fogueiras, danças e saltos sobre as chamas.

Origem Medieval

A festa junina teve origem na Idade Média, celebrando os Santos Populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. A tradição veio ao Brasil com os portugueses e se misturou com os costumes indígenas e afro-brasileiros. Outros países europeus também contribuíram para a adoção dessas festividades no Brasil.

A Fogueira de São João

São João foi primo de Jesus e, segundo a lenda, quando nasceu, sua mãe, Isabel, acendeu uma fogueira para avisar Maria. Assim, surgiu o costume de acender fogueiras na festa junina. Embora alguns digam que essa história é uma cristianização de antigas tradições pagãs, as fogueiras hoje são símbolo da festa.

Formatos de Fogueiras

Cada santo tem sua fogueira específica: a de Santo Antônio é quadrada, a de São João é redonda (cônica) e a de São Pedro é triangular.

Quadrilha

A quadrilha tem origem na dança de salão francesa quadrille, popular entre o século XIX e a Primeira Guerra Mundial. Ela se adaptou ao ar livre nas festas juninas brasileiras, homenageando os santos e agradecendo pelas boas colheitas.

Quem foi Santo Antônio?

Nascido como Fernando de Bulhões em 1195, ele se tornou Santo Antônio ao ingressar na Ordem Franciscana. Conhecido como santo casamenteiro, ele é padroeiro dos pobres. Em 13 de junho, pãezinhos de Santo Antônio são distribuídos para garantir fartura. Simpatias populares incluem o uso de ovos para prever casamentos.

São Pedro, o Primeiro Papa

São Pedro, pescador e apóstolo de Jesus, é celebrado em 29 de junho. Conhecido como o santo dos pescadores e das viúvas, ele foi o primeiro papa e é considerado o porteiro do céu. A data marca o fim das festas juninas, com a tradição de roubar o mastro de São João.

Pau-de-Sebo

O pau-de-sebo é uma brincadeira típica onde as pessoas tentam subir um mastro escorregadio para ganhar prêmios. Feito de madeira envernizada, ele é coberto com sebo de boi ou cera.

Balões e Fogos de Artifício

Os balões são uma tradição portuguesa, usados para anunciar o início das festividades. Os fogos de artifício servem para "despertar" São João Batista, segundo a tradição popular.

Festa Junina Nordestina

No Nordeste, a festa junina é grandiosa, com destaque para o forró, o casamento na roça e comidas típicas. As festividades atraem turistas e impulsionam a economia local, enquanto grupos festeiros cantam e celebram pelas ruas.

Banho de São João em Corumbá

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional está registrando o banho de São João como patrimônio cultural imaterial. No final da festa, em Corumbá, os devotos descem ao Porto Geral com a imagem do santo para banhá-la no Rio Paraguai, buscando bênçãos e proteção.

Prepare-se para as Curiosidades sobre a Festa Junina e aproveite a festividade com ainda mais conhecimento e alegria!

Antigos Relacionados:

Apreciar as pequenas coisas da vida

Origem da festa de São João

Frases de boas vibrações

Obrigado por ler nossos posts, compartilhe nosso post com seus amigos nas redes sociais!

Postar um comentário

0 Comentários