Cânon do Novo Testamento Segundo Eusébio de Cesaréia.

Quem foi Eusébio de Cesaréia? 

Eusébio de Cesaréia (ca. 265 – Cesareia Marítima, 30 de maio de 339) foi um dos primeiros historiadores da Igreja. Em sua História Eclesiástica assim os seus escritos históricos são de suma importância para o conhecimento do cristianismo primitivo ou igreja primitiva (escrita por volta de 324 DC), ele discute questões de canonicidade em vários lugares. 

O cânone bíblico do novo testamento, segundo sua obra História Eclesiástica sobre Eusébio e o cânon do Novo Testamento, usaremos a conhecida passagem de sua História Eclesiástica.

Sua relação com a carta abgar a Jesus!

O nome de Eusébio de Cesaréia está ligado a uma crença curiosa sobre uma suposta correspondência entre o rei de Edessa, Abgar e Jesus Cristo. Eusébio teria encontrado as cartas e, inclusive, as copiado para a sua História Eclesiástica em grego.

Constantino encomendou a Eusébio de Cesaréia para cinquenta cópia das Sagradas Escrituras de forma tripla e quádrupla, o qual essas bíblias poder ser o Códex Sinaíticas e o Códex Vaticanos, a qual muito deste códex contei os livros apócrifos que eram lidos na igreja ou estava em uso.

No capítulo 36 da obra a Vida de Constantino

Carta de Constantino a Eusébio sobre a Preparação de Cópias das Sagradas Escrituras.

Achei oportuno instruir Vossa Prudência a encomendar cinquenta exemplares das Sagradas Escrituras, cujo fornecimento e uso você sabe ser mais necessário para a instrução da Igreja, para serem escritos em pergaminho preparado de maneira legível e em um formato conveniente e portátil, feito por transcritores profissionais exaustivamente praticados em sua arte. O católico da diocese também recebeu instruções por carta de nossa Clemência para ter o cuidado de fornecer todas as coisas necessárias para a preparação de tais cópias; e caberá a você tomar cuidado especial para que sejam concluídos com o menor atraso possível. Vida de Constantino (Livro IV)

Capítulo 37. Como as cópias foram fornecidas.

Tais foram as ordens do imperador, que foram seguidas pela execução imediata da própria obra, que lhe enviamos em volumes magníficos e elaboradamente encadernados, de forma tripla e quádrupla. Este fato é atestado por outra carta, que o imperador escreveu em reconhecimento, na qual, tendo ouvido falar que a cidade de Constantina no nosso país, cujos habitantes tinham sido mais do que habitualmente devotados à superstição, tinha sido impelida por um sentido de religião a abandonar sua idolatria passada, ele testemunhou sua alegria e aprovação de sua conduta. Vida de Constantino (Livro IV) 

Também usamos uma passagem anterior (3.3.5-7) no mesmo livro sobre a Epístola aos Hebreus e Pastor de Hermas, onde ambos são classificados como 'disputados'. Na ausência de qualquer lista oficial dos escritos canônicos, Eusébio acha mais simples contar os votos de suas testemunhas e, assim, classificar todos os escritos em quatro categorias.

Escrituras que são aceitas e aquelas que não são segundo a História Eclesiástica:

Eles são chamados em quarto lista de reconhecidos, disputado, espúrio, herético.

Primeiro, os “Livros Reconhecidos [homoumenoi]” 

A tétrade sagrada dos Evangelhos (ou seja, os quartos Evangelhos canônicos, eles eram aceitos, ou seja, Reconhecidos)

  • Mateus
  • Marcos
  • Lucas
  • João

E os Atos dos Apóstolos.

  • Atos dos Apóstolos
  • As Epístolas de Paulo (presumivelmente que a Epístolas dos Hebreus incluindo nesta lista.) 

  • Epístola aos Romanos 
  • 1 Coríntios 
  • 2 Coríntios 
  • Epístola aos Gálatas 
  • Epístola aos Efésios 
  • Epístola aos Filipenses 
  • Epístola aos Colossenses 
  • 1 Tessalonicenses 
  • 2 Tessalonicenses 
  • 1 Timóteo 
  • 2 Timóteo 
  • Epístola a Tito 
  • Epístola a Filemon
  • 1 Epístola de João 
  • 1 Epístola de Pedro 
  • Apocalipse de João (embora ele observe dúvidas por parte de deste livro.)

Em segundo lugar, os “Livros Disputados [antilegemenoi]”: 

  • Epístola de Tiago 
  • Epístola de Judas 
  • 2 Epístola de Pedro 
  • 2 Epístola de João
  • 3 Epístola de João (seja pelo Evangelista João ou outro João.)

Em terceiro lugar, as obras rejeitadas mais estava em uso nas igrejas: 

  • O Evangelho Segundo os Hebreus
  • Evangelho de Pedro 
  • Atos de Paulo 
  • Atos de Pedro (História Eclesiástica livro 3:3) 
  • Pregação de Pedro 
  • Apocalipse de Pedro 
  • O Pastor de Hermas 
  • A Epístola de Barnabé 
  • Os Ensinamentos dos Apóstolos (Didache) 
  • 1 Epístolas de Clemente,
  • 2 Epístolas de Clemente.

Quarto, obras heréticas: Essas obras, diz Eusébio, são apresentadas por hereges sob os pseudônimos dos apóstolos. Ele os chama de “falsificações dos hereges”. 

  • Evangelho de Tomé 
  • Evangelho de Matias 
  • Atos de André 
  • Atos de João

Outros textos que eram lidos mencionado por Eusébio de Cesaréia:

Epístola de Policarpo aos filipenses

Sete epístolas originais de Inácio de Antioquia  

  • A Epístola aos Efésios
  • A Epístola aos Magnesianos
  • A Epístola aos Tralianos
  • A Epístola aos Romanos
  • A Epístola aos Filadélfia
  • A Epístola aos Esmirnenses
  • A Epístola a Policarpo, bispo de Esmirna.

Epístola de Dionísio o bispo de Corinto, 

  • Epístola de Dionísio Aos Lacedemonios, 
  • Epístola de Dionísio Aos Atenienses, 
  • Epístola de Dionísio aos Romanos 
  • Epístola de Dionísio aos Nicomedia sobre a heresia de Márcion 
  • Epístola de Dionísio aos  Gortina em vez de às outras igrejas de Creta 
  • Epístola de Dionísio aos Amastris 
  • Epístola a Pinytus, bispo de Knossus 
  • Epístola de Dionísio a Crisófora

Epístola de Dionísio 

  • Epístola de Dionísio a Novato
  • Epístola Sobre a penitência
  • Epístola de Dionísio a Cornélio,
  • Epístola de Dionísio a Roma
  • Epístola diaconal por meio de Hipólito
  • Epístola Sobre a paz
  • Epístola Sobre a penitência
  • Epístola Aos confessores

As cartas de Jesus Para Rei Abgar

  • Epístola de Abgar para Jesus
  • Epístola de Jesus para Abgar

As Cartas Orígenes 

  • Epístola a Orígenes a Africano
  • Epístola a Africano a Orígenes

Conclusão

No início do século IV, há um claro consenso sobre o reconhecimento de 22 dos 27 livros do cânon do NT como “verdadeiros, genuínos e reconhecidos”. Os cinco restantes (Tiago, Judas, 2 Pedro, 2-3 João) são contestados, mas vistos como claramente distintos das obras heréticas e não canônicas rejeitadas. 

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